Em alusão às atividades do Setembro Amarelo, os servidores da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, juntamente com colegas da segurança pública, participaram da palestra “Cuidando de Quem Cuida”, promovida pelo CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O evento foi realizado na última terça-feira (24), no Plenário Desembargador Nery Sá e Silva Azambuja, em Campo Grande, e teve como convidado o renomado psicólogo e palestrante Rossandro Klinjey.
Durante a palestra, Klinjey ressaltou a importância do autocuidado, especialmente para profissionais que enfrentam rotineiramente situações de pressão elevada. “Do mesmo jeito que exercito meu corpo para mantê-lo em forma e atuar como agente de polícia, eu necessito exercitar a minha mente. É preciso ter maturidade emocional para não deixar que os fatores externos determinem quem eu sou”, afirmou.
O coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, foi representado no evento pela diretora do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) Josemirtes Prado da Silva, que reforçou a relevância da iniciativa para os servidores. “A palestra foi excelente ao enfatizar a importância do autocuidado e da saúde emocional para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ela destacou como o fortalecimento da resiliência é essencial para enfrentar os desafios diários”, comentou.
A palestra faz parte de um programa contínuo que busca promover o cuidado com a saúde mental dos servidores da segurança pública, oferecendo apoio psicológico e ajudando a enfrentar os desafios e o estresse diário da profissão.