Atividade reuniu forças de segurança em Campo Grande e destacou a importância do cuidado com a saúde mental
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Prove (Promovendo, Respeitando, Ouvindo, Valorizando e Estimulando), realizou nesta sexta-feira (5), no Auditório Benes de Campos, em Campo Grande, a palestra “Estresse Ocupacional e Síndrome de Burnout”. O evento reuniu servidores da PCiMS e profissionais de diversas forças de segurança, reforçando a integração e o compromisso com a prevenção em saúde mental.
A palestra foi conduzida pela psicóloga Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, doutora em Saúde Mental pela Unicamp e pós-doutora pelo Instituto Karolinska, na Suécia. Referência internacional em Psicologia da Saúde Ocupacional, a especialista apresentou reflexões sobre os impactos do trabalho sob pressão e estratégias de enfrentamento para reduzir riscos relacionados ao estresse e ao esgotamento profissional.
O momento contou ainda com apresentação cultural dos músicos da Força Aérea Brasileira, 1º Sargento Cláudio Cândido de Oliveira Júnior (saxofonista) e 1º Sargento Marcos Gomes da Silva, ambos integrantes da Banda de Música da Base Aérea de Campo Grande, que abrilhantaram a abertura da solenidade.
“Ao investir em saúde mental, reafirmamos o cuidado com quem está na linha de frente. Essa é também uma forma de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, pilares essenciais para a nossa atuação”, destacou a coordenador-Geral de Perícias da PCIMS, José de Anchiêta Souza Silva.
Ao final, a Dra. Liliana e os músicos receberam lembranças institucionais em reconhecimento pela contribuição ao evento. A Polícia Científica também agradeceu o apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS (Sinpof/MS) pela parceria.
A iniciativa integra uma série de ações do Programa Prove, que busca fortalecer a qualidade de vida e a valorização dos servidores da Polícia Científica, com atividades abertas às demais instituições da segurança pública do Estado.