Na próxima semana, com maior probabilidade a partir da terça-feira (17/05), há previsão de mudanças bruscas no tempo, que prometem derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul devido ao avanço de uma nova frente fria. As chuvas associadas a esta frente fria devem ocorrer, com menor probabilidade, no sábado (14/05) mas é a partir de domingo (15/05) que as chuvas devem ocorrer de maneira mais generalizada sobre MS. Na medida que a intensa massa de ar frio avança pelo estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16/05) a previsão indica queda das temperaturas no sul/sudoeste de MS. Mas é entre terça-feira (17/05) e quinta-feira (19/05) que as temperaturas diminuem bruscamente no estado e as mínimas ficam por volta dos 6-8°C nestes dias, principalmente na região sudoeste. No restante do estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8-12ºC. Já na região leste, valores entre 8-14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10-18ºC. Na quinta-feira (19), os modelos numéricos de previsão de tempo indicam as menores temperaturas mínimas sobre MS, podendo ser as menores temperaturas do ano até agora. Além disso, há probabilidade (até o momento baixa probabilidade) para ocorrência do fenômeno de geada, principalmente na região sul do estado.
A atuação da massa de ar frio sobre MS deve resultar em temperaturas mínimas amenas por aproximadamente dez dias após a chegada da intensa frente fria. Em resumo, preparem os casacos e os agasalhos de frio para as próximas semanas em MS.
Previsão dos modelos numéricos para temperaturas mínimas entre os dias 17 a 19 de maio de 2022.
Ressalta-se que as previsões de tempo devem ser acompanhadas e atualizadas devido a incerteza dos modelos numéricos de previsão de tempo para períodos maiores que 5 dias.
Fonte: CEMTEC MS