A Polícia Científica participa de um mutirão de atendimento entre os dias 24 a 28 de Abril aos moradores da Aldeia Amambai e Limão Verde em Amambai.
A ação é coordenada pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
A Van dos Direitos tem a parceria da Defensoria Pública da União (DPU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Púlica (Sejusp , por meio da Polícia Científica) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Os serviços ofertados são de assistência e orientações relacionadas a registro de nascimento; averbação de etnia no registro civil; ação de alimentos; ação de guarda; orientações jurídicas e entregas de documentos são alguns dos muitos atendimentos prestados pela Van dos Direitos.
Próximos multirões
Além do mutirão que está acontecendo entre os dias 24 e 28 de abril nas aldeias de Amambai e Limão Verde, estão marcados outros dois mutirões neste primeiro semestre para atendimento às aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. O primeiro acontecerá entre os dias 9 e 11 de maio em Dourados, nas Aldeias Bororó e Jaguapiru, e o segundo está previsto para os dias 30 e 31 de maio em Antônio João, na Aldeia Nhanderu Marangatu. A Polícia Científica, junto com outras entidades e órgãos públicos, continuará unindo esforços para garantir assistência jurídica, orientação e promoção dos direitos humanos nas comunidades indígenas do estado.