Serviço levou cidadania a moradores e integrou programação do “AGEMS Perto de Você”, que reuniu cerca de 2 mil pessoas
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, vinculada à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), realizou neste sábado (13), por meio do Instituto de Identificação, a confecção de 115 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) durante a primeira edição do projeto “AGEMS Perto de Você” em Chapadão do Sul, região norte do Estado. A ação, promovida pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) em parceria com a Prefeitura Municipal, reuniu aproximadamente 2 mil pessoas em um dia de atendimentos, lazer e serviços gratuitos à comunidade.
O atendimento do Instituto de Identificação ficou lotado desde cedo, garantindo o acesso ao documento essencial para o exercício da cidadania, com prioridade para famílias em situação de vulnerabilidade.
“Desde janeiro de 2024, já emitimos mais de 510 mil novas Carteiras de Identidade em Mato Grosso do Sul. Estar em ações como esta reforça nosso compromisso com a cidadania. Em Chapadão do Sul, atendemos casos como o da dona Lidiane, mãe de cinco filhos, que garantiu o documento de toda a família em um único dia”, destacou o diretor do Instituto de Identificação, perito papiloscopista Daniel Ferreira de Freitas.

Diretor do II, Daniel Ferreira de Freitas, juntamente com da dona Lidiane, mãe de cinco filhos, que garantiu o documento de toda a família em um único dia.
A equipe responsável pelos atendimentos foi formada pelos peritos papiloscopistas Daniel Ferreira de Freitas, Ana Luísa Batista Lacerda e Hugo José Damasceno, todos de Campo Grande, além da perita papiloscopista Rosimari Silva da Rosa Bueno, que atua em Chapadão do Sul, com apoio de três atendentes locais.
Além da emissão da CIN, foram realizadas orientações, coleta de dados biométricos e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços do Instituto de Identificação.
A iniciativa integra os esforços do Governo do Estado, por meio da AGEMS e da Sejusp, para ampliar o acesso à nova carteira de identidade e garantir direitos fundamentais à população sul-mato-grossense.
Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi