Peritos criminais da URPI-DD (Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados) estiveram, na quinta-feira (12), na cerimônia de encerramento e entrega de certificados do curso de habilitação dos agentes da Guarda Municipal que atuarão na Patrulha Maria da Penha.
Representando a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, participaram da solenidade os peritos criminais Daiane Menezes, Belisa Martins Mathias Lunas, Guilherme Rangel de Lima e André Kiyoshi Harada, que também integraram a equipe de instrutores do curso, ministrando aula sobre preservação de local de crime e de provas.
Promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Guarda Municipal, a cerimônia foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu representantes das forças de segurança pública, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, da UFGD e de conselhos de direitos das mulheres.
A habilitação da Patrulha Maria da Penha visa capacitar os guardas municipais para o atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica, com foco na identificação de riscos, cumprimento de medidas protetivas e fortalecimento da rede de proteção.
A participação da Polícia Científica reforça o compromisso institucional com a promoção de uma segurança pública mais sensível, técnica e integrada no enfrentamento à violência contra a mulher.