Evento reuniu 10 mil pessoas na Capital e marcou os 203 anos da Independência do Brasil
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participou, no domingo (7), do tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Rua 13 de Maio, em Campo Grande. A celebração pelos 203 anos da Independência reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, e contou com 4 mil integrantes de 18 organizações civis e militares.
Autoridades estaduais acompanharam o ato, que foi aberto pela revista à tropa militar na Avenida Mato Grosso, seguida pelo hasteamento das bandeiras e pelo acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria. Representando a Polícia Científica, servidores e viaturas desfilaram ao lado das demais instituições de segurança pública e forças armadas, reforçando o compromisso da instituição com a justiça e a cidadania.
Em Campo Grande, o perito criminal Domingos Sávio de Souza Freire participou da condução da chama da Pira da Independência, ao lado de estudantes, militares e demais forças da segurança pública. O gesto simbolizou união, patriotismo e o respeito aos valores da nação.

Imagem: Comunicação Agepen-MS
“Estar presente em um ato cívico dessa grandeza é reforçar o papel da Polícia Científica como parte essencial da rede de segurança e da defesa da cidadania”, destacou o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva.
Encerrando o desfile, integrantes do Comando Militar do Oeste, das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, receberam os aplausos do público que lotou as arquibancadas e calçadas do centro da Capital.
Além da Capital, a Polícia Científica também esteve presente nos desfiles de 7 de Setembro em Dourados e Corumbá. A participação reafirma os valores de liberdade, soberania e democracia que orientam a atuação da instituição em todo o Estado.