A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participou, nesta terça-feira (1º), da primeira reunião do Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Observatório de Segurança Pública do Estado. A instituição foi representada pelo assessor especializado Saule Viganó Neto.
O Observatório tem como objetivo ampliar a transparência dos dados estatísticos da segurança pública, fortalecer a análise por meio da ciência de dados para gerar diagnósticos qualificados, incentivar a produção científica e a participação social, além de apoiar gestores na elaboração e acompanhamento de políticas públicas baseadas em indicadores concretos.
Prevista no plano de governo do governador Eduardo Riedel, a iniciativa busca transformar dados em estratégias eficazes de combate à criminalidade e aprimoramento da segurança. Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, que preside o grupo, a proposta é utilizar informações técnicas como base para ações mais precisas e alinhadas às necessidades da sociedade.
“Atualmente, a equipe se dedica à coleta de dados com o objetivo de analisá-los cientificamente, transformando essas informações em políticas públicas voltadas à redução da criminalidade e à implementação de ações que atendam, de forma precisa e estratégica, às necessidades de todas as instituições de Segurança Pública e da sociedade sul-mato-grossense”, afirmou o secretário.
O Grupo de Trabalho foi instituído pela Resolução SEJUSP/MS nº 1052, de 11 de junho de 2025, e é composto por profissionais da área de segurança, incluindo representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e da própria Sejusp.
A participação da Polícia Científica reforça o compromisso institucional com a gestão qualificada da informação, a integração entre os órgãos de segurança e o aprimoramento de estratégias com base em evidências técnicas.
Com informações da Sejusp-MS.