A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, representada pelo coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, participou nesta terça-feira (1º) do primeiro dia da 1ª Visita Técnica do Ministério Público do Estado (MPMS) à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O evento, que começou pela manhã no auditório da Sejusp, contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, do Procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior, além de outras autoridades da Sejusp, dirigentes das corporações de segurança pública e dos novos Promotores de Justiça Substitutos do MPMS.
A visita, que faz parte do Curso de Formação, Adaptação e Vitaliciamento promovido pela Escola Superior e pela Corregedoria-Geral do MPMS, tem como objetivo oferecer aos novos promotores um conhecimento aprofundado sobre a estrutura e o funcionamento do órgão estadual responsável pela segurança pública. O encontro reforça a importância da integração entre as instituições para a defesa social e a eficiência das atividades de segurança no estado.
Nesta primeira etapa, a Sejusp apresentou sua estrutura, destacando suas atribuições e parcerias com o MPMS, reforçando a importância da cooperação entre as instituições para a defesa social e a persecução penal. A Polícia Científica, por sua vez, detalhou suas funções e ressaltou o papel essencial que desempenha na produção de provas técnicas para investigações e processos judiciais.
Durante as apresentações, o coordenador-Geral de Perícias, e os diretores dos Institutos que compõem a Polícia Científica, expôs um panorama institucional detalhado. Participaram da exposição a diretora do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), Josemirtes Prado da Silva; o diretor do IC (Instituto de Criminalística) , Emerson Lopes dos Reis; o diretor do II (Instituto de Identificação) , Daniel Ferreira de Freitas; e o diretor do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), Sílvio Luís da Silveira Lemos. Todos se colocaram à disposição dos novos promotores para esclarecimentos e futuras colaborações, reforçando o compromisso com o diálogo interinstitucional. O coordenador-geral de Perícias-adjunto, Nelson Fermino Junior, e o assessor especializado, Saule Viganó Neto, também estiveram presentes durante o evento.
O coordenador destacou o progresso significativo da instituição nos últimos anos: “A Polícia Científica de MS passou por uma grande evolução recentemente, não apenas com o aumento no número de servidores, mas também com o aprimoramento de nossa infraestrutura. Hoje podemos fornecer uma resposta ágil e eficaz na produção de provas materiais.”
O evento segue amanhã (2), com mais atividades e reuniões nas sedes das corporações, aprofundando o diálogo interinstitucional e promovendo o compartilhamento de informações essenciais para o avanço da segurança pública no Estado.