Na última sexta-feira (22), na capital, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), colaborou com o Batalhão de Choque da PMMS, enriquecendo seu curso de instrução com uma palestra e demonstrações práticas sobre as principais drogas apreendidas em nosso estado.
Em um primeiro momento, os peritos criminais da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do IALF abordaram o tema “Drogas e Novas Substâncias Psicoativas: caracterização e transporte”. Essa iniciativa teve como objetivo fundamental fornecer informações sobre os conceitos de drogas, incluindo as novas substâncias, seu uso no Brasil, as principais rotas de distribuição, tipos, formas de acondicionamento e transporte, além de destacar a imprescindível questão da cadeia de custódia.
Durante as atividades, foram expostas diversos tipos de drogas, oferecendo aos participantes uma compreensão aprofundada e prática dessas substâncias. Isso cooperou para o I Curso de Especialização em Emprego e Adestramento de Cães farejadores – Faro do Batalhão de Polícia Militar de Choque da PMMS.
O evento contou com a contribuição dos peritos criminais, incluindo o Chefe da DQT, Evandro Rodrigo Pedão, Alberto Grangeiro da Costa Junior, Jean Nascimento de Jesus, Amanda Nina Sargi do Nascimento, Camila Miyuki Kagamida, Sávio Mestre Lopes, Elisângela Manieri, Sâmia Soler Gebara e Bruno de Souza Gonçalves.
A Polícia Científica continuará engajada em participar e promover eventos como esse, transmitindo conhecimento e reforçando nosso compromisso com a segurança pública.