A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, representada pelas peritas criminais Daiane e Belisa e pela agente de polícia científica Mayara, da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados (URPI-DDOS), esteve nesta segunda-feira (14) com os alunos do 5º ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para uma palestra sobre a atuação pericial.
Durante o encontro, os estudantes puderam conhecer a estrutura da instituição, os cargos que a compõem e as atribuições de cada função. As servidoras explicaram de que forma os futuros operadores do Direito — como delegados, advogados criminalistas, promotores e juízes — se relacionam com o trabalho pericial, especialmente na requisição de exames e no acompanhamento das perícias.
Na segunda parte da apresentação, foram abordados temas como a cadeia de custódia, definições de local de crime, técnicas de preservação e isolamento, além dos tipos de exames realizados pelos setores de perícias internas e externas. O conteúdo trouxe um panorama prático sobre a importância da instituição para a produção da prova técnica no sistema de justiça criminal.