Na tarde de ontem (5), a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul teve o privilégio de receber em sua sede administrativa, bem como no IC (Instituto de Criminalística) a ilustre visita do capitão Carlos Eduardo de La Quintana, da Inteligência Criminal e Investigação, e do coronel Juan Gustavo Astilla Encinas, ambos da Polícia Boliviana.
O encontro, recepcionado pelo coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza e Silva, e pelo diretor do IC, Emerson Lopes dos Reis, serviu como uma plataforma para agradecer e refletir sobre a calorosa recepção que nossos peritos criminais receberam durante uma missão recente na Bolívia.
Em agosto, nossos especialistas foram convidados para conduzir oficinas no “Curso Internacional: Metodologia em Processamento da Cena de Crime” realizado em Santa Cruz de la Sierra. Este curso, hospedado pela Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC) da Bolívia, reuniu policiais bolivianos, com o objetivo de aprimorar técnicas investigativas e promover uma maior cooperação intercontinental.
“Recebê-los aqui foi como devolver a gentileza que nos foi estendida, onde nossas equipes foram muito bem recebidas”, expressou Anchieta. “A cooperação entre nossas nações eleva nossa capacidade de enfrentar desafios comuns e fortalece a justiça criminal além das fronteiras.”
Durante a visita, as autoridades bolivianas receberam uma lembrança em agradecimento pela visita e puderam conhecer a estrutura da instituição.