O perito criminal Claudio Miguita, da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, participou de um curso especializado em Análise Toxicológica de Drogas de Abuso em Amostras de Fluido Oral, realizado na Universidade de Campinas (Unicamp) entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. A capacitação integra o Projeto Minerva 2024, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, com o objetivo de aprimorar conhecimentos em técnicas avançadas de detecção para uso forense.
Com atividades práticas e teóricas, o curso reuniu 14 peritos criminais de diversas regiões do país nas instalações do Hospital das Clínicas e do Laboratório de Toxicologia Analítica da Unicamp. A formação focou no uso de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e Espectrometria de Massas, técnicas essenciais para a análise de substâncias em fluido oral.
Para Josemirtes Prado da Silva, diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), essa capacitação amplia as capacidades técnicas da equipe: “A formação em métodos avançados de análise toxicológica fortalece o trabalho da PCiMS, permitindo uma atuação mais precisa e eficaz na promoção do bem-estar social.”
Claudio Miguita também destacou a importância do curso: “As aulas práticas possibilitaram vivenciar a rotina das análises toxicológicas em amostras biológicas diversas, como sangue, urina e saliva. Essa experiência foi essencial para entender as complexidades e necessidades dos equipamentos e metodologias usados em análises avançadas, fortalecendo nossa atuação nos laboratórios forenses.”