Na tarde desta quinta-feira (24), o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em Campo Grande, foi palco de uma cerimônia marcante que celebrou os 190 anos da corporação. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, e teve como destaque a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela PMMS.
A cerimônia homenageou 127 personalidades, sendo 45 civis e militares de outras forças e 82 policiais militares da PMMS, que contribuíram significativamente para o fortalecimento da segurança pública em Mato Grosso do Sul. A Medalha Tiradentes é uma forma de reconhecimento aos serviços prestados à corporação e à sociedade, destacando os esforços para melhorar a segurança e o bem-estar da população.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul esteve representada pelo coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, que prestigiou a cerimônia e acompanhou a homenagem a dois servidores da instituição, que foram condecorados com a Medalha Tiradentes por sua dedicação e excelência em suas funções.
Os homenageados foram: Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação (perito papiloscopista) e Paulo Henrique Oliveira, chefe do Núcleo Regional de Criminalística de Amambai (perito criminal).
Além da entrega das medalhas, o evento também foi marcado por um momento importante de fortalecimento da segurança pública no Estado. O Governo do Estado anunciou novos investimentos, incluindo a entrega de 42 motocicletas BMW para unidades de policiamento e 89 fuzis T4 para reforçar a atuação do Bope e do BPMChoque, com o objetivo de melhorar a eficiência no combate à criminalidade.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul agradece à Polícia Militar pelo reconhecimento aos seus servidores, destacando que esta homenagem é um reflexo do trabalho coletivo da instituição. Com compromisso e dedicação, a Polícia Científica segue colaborando para a construção de uma sociedade mais segura e justa, mantendo a excelência no atendimento à população.