A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul esteve presente no Workshop Brasil Mais, realizado nos dias 10 e 11 , em Brasília. Representando a instituição, a perita criminal Camila Umeda, do Nelpa (Núcleo de Engenharia Legal e Perícias Ambientais), do IC (Instituto de Criminalística) participou do evento promovido pelo MJSP, (Ministério da Justiça e Segurança Pública) por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
O encontro teve como objetivo capacitar profissionais do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) no uso de tecnologias avançadas, como a plataforma de sensoriamento remoto com imagens de satélite de alta resolução. Esta ferramenta tem se mostrado eficaz no fortalecimento da capacidade de resposta das forças de segurança, especialmente em áreas de difícil acesso, além de ser usada na gestão administrativa e monitoramento de crimes ambientais e organizados.
“Foi um evento muito bem organizado, com apresentações de casos práticos de sucesso que utilizaram a ferramenta e com discussões muito proveitosas”, pontuou a perita criminal.
O Workshop Brasil Mais foi realizado na Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e reuniu especialistas e representantes das forças de segurança de todo o país. O evento destacou a importância da integração de dados e ferramentas para fortalecer as ações de combate à criminalidade, promovendo maior eficiência nas operações.
Com a crescente utilização de geotecnologias nas investigações, a plataforma de sensoriamento remoto se consolida como uma aliada estratégica das forças de segurança. A expectativa é de que a capacitação proporcionada pelo evento amplie as possibilidades de aplicação da ferramenta, fortalecendo as operações de combate ao crime em todo o país.
Comunicação – Polícia Científica