(Campo Grande, MS )- A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul comemora a publicação de um artigo importante na Revista Brasileira de Criminalística. Os peritos criminais Emerson Lopes dos Reis, diretor do Instituto de Criminalística, e Alexandre Magno Bernardo Fontoura, lotado no Núcleo de Acidente de Trânsito, apresentaram uma nova técnica para analisar acidentes de trânsito.
O estudo, intitulado “Estimativa da Velocidade em Colisões a partir da Rotação do Motor em Casos de ‘Congelamento’ do Ponteiro do Velocímetro”, propõe usar a rotação do motor para calcular a velocidade de veículos envolvidos em colisões. Esta metodologia é especialmente útil quando o ponteiro do velocímetro trava no momento do impacto.
Resumo do Artigo: A perícia em acidente de trânsito busca reconstruir a dinâmica de um determinado evento. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma nova abordagem na análise do “congelamento” do ponteiro do velocímetro de um veículo envolvido em colisão, ampliando os horizontes do conhecimento e da interpretação dos vestígios pelo Perito Criminal. O valor de rotação do motor é um parâmetro valioso, pois permite estimar o valor de velocidade e confrontá-lo com aquele apresentado pelo velocímetro do veículo. Um estudo de caso é apresentado ao leitor, de forma prática, como um guia para relacionar as variáveis cinemáticas do evento, possibilitando o cálculo da velocidade das unidades móveis envolvidas, colaborando, portanto, na elaboração de dinâmicas de extrema complexidade.
A Revista Brasileira de Criminalística é dedicada à publicação de artigos originais que promovem, divulgam e desenvolvem as ciências forenses. Ela inclui pesquisas, avanços e relatos de caso em diversas áreas da criminalística, como Física, Química, Biologia, Odontologia, Farmacologia, Informática, Contabilidade e Engenharias.
A publicação na prestigiada revista destaca o compromisso da Polícia Científica com a inovação e o avanço das técnicas periciais, contribuindo para investigações mais precisas e eficazes.
Leia o artigo completo no link:
https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/755