(Campo Grande – MS) – A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, nos últimos anos, tem desenvolvido e incentivando pesquisas inéditas no Brasil por meio de experimentos que simulam diferentes tipos de acidentes, como colisões veiculares, quedas de motocicletas e atropelamentos. Essas simulações permitem que os Peritos Criminais observem, na prática, as dinâmicas e os resultados desses eventos, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos acidentes reais, bem como em uma maior resolução nas causas dos acidentes de trânsito.
Em 2018, por exemplo, com a parceria de diversos órgãos e instituições, Mato Grosso do Sul foi pioneiro na realização de crash test: “Há época elevamos o Brasil ao nível de primeiro mundo nesse campo, graças a parcerias fundamentais e ao compromisso em capacitar os profissionais na investigação de acidentes de trânsito”, destaca Reis.
O Dr. Emerson Lopes dos Reis, Perito Criminal e Diretor do Instituto de Criminalística (IC), um dos precursores dos estudos e avanços nesta área na instituição, acaba de apresentar ao público sua mais recente conquista: o lançamento de seu primeiro livro independente. Com vasta experiência na área de perícia e investigação de acidentes, Reis compartilha em sua obra metodologias e conhecimentos essenciais para a análise e reconstrução de atropelamentos.
O livro intitulado “Reconstrução de Acidente de Trânsito – Perícia em Atropelamento”concentra-se especificamente nos atropelamentos, um tipo de acidente comum nas vias terrestres em todo o mundo. A obra aborda os principais conceitos que um perito deve conhecer para extrair informações relevantes durante a fase de levantamento do local, além de fornecer metodologias fundamentais para a reconstrução do acidente. O objetivo principal é permitir que os peritos estabeleçam o nexo causal e identifiquem as causas do evento investigado, embasando-se em sólido conhecimento científico.
“Procuramos retratar as metodologias de forma simples, de modo que até mesmo aqueles que não possuem formação em áreas exatas consigam realizar uma perícia de atropelamento com segurança e respaldo científico”, explica o autor. O livro apresenta uma abordagem acessível e inclui diversos exemplos práticos, fruto dos anos de pesquisa e atividades realizadas por Reis, a fim de validar as metodologias propostas.
O autor
Dr. Emerson Lopes dos Reis possui uma trajetória acadêmica sólida, sendo graduado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui pós-graduações em Planejamento Estratégico e em Gestão em Segurança Pública, consolidando sua expertise na área. O autor também é professor em cursos de pós-graduação e na Academia de Polícia de Mato Grosso do Sul, além de ser palestrante em diversos congressos da Associação Brasileira de Criminalística.
Participou em duas Edições do ARC-CSI CRASH CONFERENCE na cidade de Las Vegas, EUA nos anos de 2013 e 2017, de onde trouxe para o Brasil as técnicas de Crash Test aplicadas e é membro da NAPARS – National Association of Professional Accidente Reconstruction Specialists-USA (United States of America).
(Assessoria- Polícia Científica/MS)