Reconhecimento marca os 126 anos de Campo Grande e destaca trajetória de 23 anos dedicada à segurança pública em Mato Grosso do Sul
A Câmara Municipal de Campo Grande realizou na noite desta quarta-feira (21) a sessão solene em comemoração aos 126 anos da Capital, ocasião em que foram entregues o título de cidadão campo-grandense e a medalha do mérito legislativo “José Antônio Pereira”. Entre os homenageados, a perita criminal Glória Setsuko Suzuki recebeu a condecoração, entregue pelo vereador Dr. Lívio Viana, que também é perito médico-legista da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul.
Natural de Glória de Dourados (MS), Glória Suzuki integra a Polícia Científica há 23 anos. Graduada em engenharia química pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), possui especialização em direito eletrônico e tecnologia da informação pelo Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e em gestão de segurança pública pelo Unitoledo (Centro Universitário Toledo). No Instituto de Criminalística, atuou em diferentes áreas técnicas, como balística, toxicologia e documentoscopia forense, além de atendimentos a locais de crime.
Sua trajetória também inclui funções de gestão, como a de coordenadora de divisão do Instituto de Criminalística e, posteriormente, de coordenadora-geral de Perícias da Polícia Científica por seis anos e meio, período marcado por avanços institucionais em estrutura, organização e modernização dos serviços.
Atualmente, Glória Suzuki exerce o cargo de superintendente de planejamento, projetos e ações integradas das políticas de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), função para a qual foi nomeada em fevereiro de 2023.
“A trajetória da perita criminal reflete compromisso com a excelência e dedicação à ciência como instrumento de justiça. É motivo de orgulho para toda a instituição vê-la receber uma homenagem de tamanha relevância em nossa Capital”, destacou o coordenador-geral de perícias da Polícia Científica, José de Anchiêta Souza Silva.
O reconhecimento na solenidade da Câmara Municipal reforça o papel dos profissionais da perícia oficial e da segurança pública na construção de uma rede cada vez mais moderna e integrada, valorizando o trabalho técnico e especializado que garante cidadania e justiça à população sul-mato-grossense.
Maria Ester Rossoni, Assessoria de Comunicação da PCIMS
Fotografia: Comunicação da Câmara de Vereadores