Texto: Maria Rossoni (Agente de Polícia Científica)
(Aquidauana/MS): A Perícia Oficial no Mato Grosso do Sul está distribuída em 14 regiões e cada uma faz a cobertura dos seus municípios vizinhos. A Capital Campo Grande (que comporta as Diretorias e os Institutos, que será objeto de um novo post), Bataguassu, Costa Rica, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas), estas últimas com seus Núcleos Regionais de Identificação, Medicina Legal e Criminalística.
Hoje iremos lhe apresentar a Sede da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Aquidauana, com abrangência nos seguintes municípios: Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda . A URPI tem prédio próprio fruto da parceria entre Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) , Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e Superintendência de Patrimônio da União em MS.
Mais uma novidade nesta URPI são as novas instalações do novo Núcleo Regional de Identificação, resultado do Termo de Cooperação entre o Estado de MS, através da SEJUSP, por intermédio da CGP, com a Prefeitura Municipal de Aquidauana. De acordo com o Diretor do Departamento de Apoio as Unidades Regionais (DAUR) , Perito Criminal Oficial Nelson Fermino Junior, esta conquista significa um grande avanço no atendimento ao público da cidade e região que terá neste local uma melhor localização, comodidade, ambiente amplo, arejado e maior qualidade dos serviços prestados. “Temos buscado parcerias com diversos poderes e neste caso em específico uma grande parcela de agradecimento por esta conquista devemos ao Prefeito Municipal de Aquidauana Odilon Ribeiro que observando a necessidade da população prontamente nos auxiliou. Ganha a Segurança Pública, ganha a sociedade” finaliza o Diretor.