O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Penal Federal (PPF) promovem, na próxima terça-feira (12), a partir das 9h, palestra e oficinas sobre saúde mental dos profissionais de segurança pública, em alusão ao Setembro Amarelo.
O MJSP participa por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O evento será transmitido pelo Youtube do MJSP. As ações têm como objetivo conscientizar profissionais da área sobre cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.
A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maycoln Leôni Martins Teodoro, que pretende desconstruir mitos e preconceitos acerca do tema. Já as oficinas abordarão gestão de emoções, importância da educação física na saúde mental e histórias inspiradoras. Também serão oferecidas medições e aferições de taxas como pressão arterial e glicemia.
Compromisso
De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o evento reforça o compromisso do Governo Federal com o bem-estar emocional de todos que servem e protegem a sociedade: “A Senasp está investindo mais de R$ 100 milhões em projetos para melhoria da saúde mental dos profissionais de Segurança Pública. Serão realizadas parcerias com Universidades Federais para atendimentos gratuitos para estes profissionais com psicólogos. Iremos trabalhar a cada dia para o fortalecimento da saúde dos nossos profissionais”, concluiu.