Empossados 303 servidores dos cargos que compõe a Coordenadoria-Geral de Perícias

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 4, 2022 as 17:40 | Voltar

Trezentos e três novos servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias tomaram posse dos cargos nesta segunda-feira (4) em cerimônia conduzida pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

São peritos criminais, médicos legistas, agentes de polícia científica e peritos papiloscopistas que vão trabalhar nas 14 Unidades Regionais de Perícia e Identificação que  abrangem 79 cidades de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Sejusp, os empossados foram aprovados em todas as fases do concurso público iniciado em 2021. O processo seletivo recebeu mais 10,7 mil inscrições.

Inicialmente, o concurso previa a nomeação de 273 profissionais, mas o número de vagas foi ampliado pelo Governo do Estado.

Os aprovados passaram por curso de formação policial realizado de março a junho deste ano, com 600 horas/aula.

Durante seu discurso a Coordenadora-Geral de Perícias Dra Glória Setsuko Suzuki deixou uma mensagem aos empossados: "(...) A perícia tem autonomia técnica, científica e funcional e deve manter “uma distância formal” para a clareza na elucidação dos fatos, mas isso é durante os exames.

Quando as pessoas precisam do nosso trabalho, estão fragilizados, foram agredidas, tiveram seu corpo ou sua casa violados, tiraram seus bens, perderam seus familiares ou entes queridos... Dessa forma peço aos senhores tenham EMPATIA, seu trabalho faz a diferença na vida dessas pessoas, Um bom dia, um sorriso, ouvir com atenção, prestar os esclarecimentos possíveis, não custa nada e fará toda a diferença.

NÃO PROCRASTINEM... seja no seu trabalho, seja na confecção de um laudo. Fazemos parte de um sistema e todas as engrenagens devem funcionar no tempo certo.

TRABALHAR em EQUIPE é fundamental no nosso setor. Como estão começando materializem o máximo possível em um local, tirem fotos, anotações e tirem suas dúvidas com os colegas mais experientes!

O exame pericial é importante, mas na maior parte do tempo pesado psicologicamente, trabalhamos com as mazelas humanas, a crueldade dos locais de homicídios, dos crimes sexuais principalmente com as crianças, choca e exige um controle emocional, psicológico, acima do normal... dessa forma é essencial que tenham uma válvula de escape.... Saibam que devem pedir ajuda e que você é importante para a instituição, para sua família e amigos e para a sociedade. Cuide de sua SAUDE FÍSICA E MENTAL. Cuidem de vocês e dos colegas, pois ele pode estar precisando de você, precisando do seu olhar. Cada vez mais precisamos nos dar as mãos, exercermos o companheirismo e práticas de convivência para um ambiente saudável e harmônico, entre nós e  também com as demais Instituições de Segurança Pública.(...)

Agora temos condições de entregar nossos serviços de rotina e o mais importante alcançarmos voos cada vez maiores com total sintonia com nosso mister. (...)

Sejam o EXEMPLO, FAÇAM A DIFERENÇA, hoje os senhores passam da condição de cidadãos comuns para parte do ESTADO, da condição de reivindicantes para atuantes. VOCÊS SÃO CAPAZES e NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!

Encerro parabenizando mais uma vez pelas carreiras que escolheram! Não é um caminho fácil, mas é gratificante! Sucesso a todos!"

 

Fotos: Vicente Barros - Agente de Polícia Científica

Com informações: SEJUSP MS

Publicado por: Maria Ester Jardim Rossoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.