O perito papiloscopista Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, foi homenageado com um elogio oficial aprovado por unanimidade pelo CSPC (Conselho Superior da Polícia Civil) . A deliberação reconhece sua atuação à frente do órgão, vinculado à Coordenadoria-Geral de Perícias (Polícia Científica), e foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado.
A iniciativa foi proposta pelo coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário executivo de Segurança Pública/SESP da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que enalteceu a condução técnica e estratégica do Instituto sob a liderança de Daniel, marcada por avanços significativos na ampliação do acesso aos serviços de identificação civil.
Em 2024, o Instituto promoveu mutirões da nova Carteira Nacional de Identificação em mais de 20 municípios, resultando em 9.784 atendimentos presenciais, 1.755 perícias realizadas e a emissão de 288.766 documentos, um crescimento de 70,14% em comparação com o ano anterior. As ações também alcançaram comunidades indígenas, quilombolas e regiões de difícil acesso, como o Pantanal, integrando-se a iniciativas como o MS em Ação: Segurança e Cidadania.
“Receber esse elogio é uma prova de que a dedicação, a eficiência e o compromisso com o bem público fazem a diferença. Mesmo diante dos desafios diários, seguimos acreditando que é possível entregar um serviço de qualidade à população. Cada servidor do Instituto tem um papel essencial nesse resultado, desde os atendentes e técnicos até os peritos e gestores. Quando cada um coloca sua expertise a serviço do bem comum, os resultados aparecem. Trabalhar com essa equipe me inspira diariamente. Quando atuamos com propósito e união, quem ganha é a sociedade”, destacou o diretor.”, destacou Daniel Ferreira.
A decisão reforça a importância de uma gestão pública comprometida com resultados concretos e evidencia o impacto coletivo do trabalho técnico realizado.