Nesta sexta-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Perito Médico Legista.
A atuação desses profissionais é fundamental para a justiça e a segurança pública, pois seus laudos periciais produzem provas científicas que contribuem para materialização de diversos crimes.
Para se tornar um Perito Médico Legista na Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, é necessário ter formação em medicina e passar em concurso público para o cargo. Os Peritos Médicos Legistas concursados, são lotados no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) da capital, e nas 14 Unidades Regionais de Perícia e Identificação (URPI) do interior, nos Núcleos Regionais de Medicina Legal (NRML).
Em nosso estado, os Peritos Médico Legistas são responsáveis não somente pelos exames de tanatologia forense, como também, grande parcela do seu trabalho está nos exames em pessoas vivas (área clínica médica), em casos de lesões corporais diversas (violências domésticas e sexuais, DPVAT), entre outros.
Neste dia especial, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul parabeniza todos os Peritos Médicos Legistas pelo trabalho dedicado e comprometido com a verdade. Agradecemos por todos os serviços prestados e pelo importante papel que desempenham na proteção da sociedade e na garantia da Justiça por meio da Ciência.