Durante os dias 7 e 8 de fevereiro foram apresentadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para os gestores das perícias criminais, corpo de bombeiros, polícia militar, polícia civil de todo o país os investimentos que reforçaram o combate à criminalidade.
A Coordenadora Geral de Perícias, Perita Criminal Glória Setsuko Suzuki, reuniu-se com demais dirigentes das polícias científicas em reunião virtual com o Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Cel. PMDF Renato Paim no dia 7, que conduziu a reunião e mostrou um balanço de investimentos realizados na área pelo Governo Federal entre os anos 2019 e 2021 .
No caso específico da perícia, foram doados kits para o trabalho pericial, veículos, munições, coletes balísticos, drones, entre outros equipamentos. “Essas ferramentas são utilizadas na rotina diária dos profissionais que tanto contribuem na elucidação de crimes, com a elaboração de laudos periciais, buscando evidências, analisando vestígios, reconstruindo fatos, entre outras atividades que são pertinentes à área”, destacou o secretário.
Durante o encontro, na manhã de segunda-feira (7), também foi destacada a importância da criação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) e do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB), em fase de implementação pelo MJSP para, entre outros objetivos, aumentar a taxa de solução de crimes cometidos com arma de fogo em todo o país.
Fonte: MJSP