O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), realizou na quinta-feira (31) encontro com o Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC). Na oportunidade, o secretário nacional de Segurança Pública, Renato Paim, conduziu a reunião que objetivou ouvir demandas dos estados e alinhar estratégias nacionais relacionadas à segurança pública no âmbito da Polícia Científica.
Durante o encontro realizado no MJSP, em Brasília/DF, os representantes levantaram temas como necessidade de maior autonomia da Polícia Científica nos estados; adequações relacionadas à Cadeia de Custódia; importância da continuidade de capacitações e treinamentos por parte da Senasp para os profissionais da área; a possibilidade de integração destes profissionais com as ferramentas tecnológicas do MJSP, com destaque para o Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos); além de alinhamento estratégico sobre procedimentos e padronizações em determinadas atividades nas unidades federativas.
“Todo investimento que realizarmos no âmbito da Polícia Científica retornará para o Governo Federal como serviço prestado à sociedade no campo da ciência forense. Estamos atentos às necessidades atuais e futuras destes profissionais que tanto contribuem para ampliar a capacidade das Polícias Científicas em todo o país”, pontuou o secretário nacional de Segurança Pública, Renato Paim.
Sobre o encontro, o Coordenador-Geral de Perícias em Substituição Legal de Mato Grosso do Sul – Perito Criminal José de Anchieta Souza Silva, ressaltou: “É muito importante esta constante integração e diálogo entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e as polícias científicas dos estados para que os resultados das atividades periciais no enfrentamento ao crime sejam cada vez melhores. ”
Fonte /fotos: MJSP
Com adição: CGP