Servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP) em Nova Andradina, participaram nos dias 15 e 16 de dezembro do curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotada (Drone), ofertado ao Núcleo Regional de Criminalística (NRC-NA) da Unidade Regional de Perícia e Identificação ( URPI-NA) da cidade, pelo Sindicato Rural local por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso foi abordado em duas fases, ocorrendo no primeiro dia aulas teóricas sobre as várias técnicas, leis, normas, cadastro de pilotos e aeronaves nos órgãos responsáveis, e no segundo momento, aulas práticas tendo uma duração total de 16 horas/aulas.
O engenheiro florestal Pedro Henrique Barreira de Moura, que possui mais de 2000 horas de cursos ministrados no Mato Grosso do Sul e que atua desde 2019 como prestador de serviços ao Senar, foi o instrutor do curso, que contou com a participação de 6 Peritos Criminais, dentre eles, o Coordenador-Regional da URPI-NA Ildefonso Pinheiro Filho e 5 Agentes de Polícia Científica.
Os drones no trabalho da CGP
Na Coordenadoria-Geral de Perícias, cada vez mais a utilização de drones vem se tornando rotineira, ocupando destaque na realização de levantamentos aéreos em locais de crimes diversos. O equipamento permite uma visão privilegiada das dimensões da cena de um crime. Com a tecnologia, é possível realizar mapeamentos e com isso construir os chamados modelos de elevação e modelagem em 3D e efetuar medidas indiretas que são extremamente precisas.
Dessa forma, o levantamento de local torna-se mais eficiente, o que em uma cena de acidente de trânsito, por exemplo, muitas vezes é imprescindível. Nas perícias ambientais o equipamento é extremamente útil, pois consegue fazer o levantamento de uma área em poucos minutos, onde posteriormente as imagens obtidas, poderão integrar junto às imagens de satélite.
Os drones também são utilizados para reconhecimento do local quando em situações adversas onde é necessária uma inspeção prévia inclusive para garantir a própria segurança da equipe, trazendo versatilidade e segurança .