A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio de peritos criminais da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Fátima do Sul, participou, nos dias 8 e 9 de agosto, do Curso de Processamento e Modelagem de Imagens de Drone, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS).
Com carga horária de 16 horas, o curso foi realizado no Sindicato Rural de Fátima do Sul e ministrado pelo engenheiro florestal Pedro Henrique Barrera de Moura Gomes. A capacitação incluiu conteúdos como introdução à fotogrametria, fundamentos dos programas de processamento de imagens aéreas, processamento de imagens multispectrais, uso de correção por GPS e extração de informações geográficas a partir das imagens processadas.
O domínio dessas técnicas permite aos peritos criminais utilizar drones com maior eficiência na produção de provas, especialmente em locais de difícil acesso, contribuindo para a agilidade e a precisão dos laudos.
A atividade contou ainda com a participação de servidores da Polícia Penal, do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Defesa Civil de Deodápolis e de Agentes Socioeducativos da carreira de Gestão de Medidas Socioeducativas da Sejusp, fortalecendo a integração entre instituições e a aplicação de tecnologia em favor da segurança pública.