A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, representada pelo coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, integra a comitiva que representa o Estado na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública,- iLab Segurança 2025, realizada em Brasília entre os dias 1º e 3 de julho.
A delegação sul-mato-grossense é liderada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e conta ainda com a participação do superintendente de Inteligência da Sejusp , delegado Antônio Carlos Costa Mayer, do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, do diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), policial penal Rodrigo Rossi Maiorchini, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes.
O evento reúne lideranças das polícias científica, civil, militar, penal, bombeiros e guardas municipais de todo o país, além de magistrados, parlamentares, membros do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A conferência promove debates sobre soluções integradas e estratégias para modernizar e tornar mais eficiente a atuação das forças de segurança pública.
A programação inclui painéis temáticos, plenárias e reuniões técnicas, além de uma feira de tecnologias aplicadas, destacando soluções que integram inteligência, digitalização de processos e equipamentos operacionais de ponta, aproximando teoria e prática no cotidiano das instituições.
Ao lado de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul amplia sua participação nos debates nacionais sobre inovação e integração do setor. O coordenador-geral também acompanha as reuniões do CONDPC (Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica), fórum que articula a consolidação e o alinhamento das polícias científicas em âmbito nacional.