O diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, perito criminal Emerson Lopes dos Reis, participa como expositor do 5º Congresso de Atualização em Reconstrução de Acidentes de Trânsito – ARAT 5, realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2025, na cidade de Santiago del Estero, na Argentina.
O evento é promovido pela Asociación de Peritos en Investigación de Accidentes de Tránsito (APIAT) e reúne peritos e especialistas de diversos países da América Latina e da Europa. Na ocasião, o diretor apresenta a palestra “Experiências e Formatos de Crash Test no Brasil”, abordando a experiência pioneira do estado de Mato Grosso do Sul na realização de testes de impacto veicular com fins periciais.
“Somos pioneiros na realização de crash test no Brasil e também na América do Sul. Essa atividade ainda é rara em outros países da região, e poder compartilhar nossa vivência contribui para fomentar novas metodologias e ferramentas técnicas entre os colegas da América Latina”, explicou Emerson.
A participação do perito criminal no congresso representa o reconhecimento internacional da atuação técnica da Polícia Científica de MS, fortalecendo a cooperação entre instituições e promovendo o intercâmbio de conhecimentos que podem contribuir diretamente para o aprimoramento da perícia no estado.