No âmbito das iniciativas promovidas pelo SulMaSSP (3º Encontro Sul Matogrossense de Segurança Pública), ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), uma reunião temática realizada na sede da Polícia Científica em Campo Grande, que reuniu representantes das Polícias Científicas dos de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A Câmara Temática das Polícias Científicas teve como objetivo principal promover a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre as instituições de perícia oficial dos estados envolvidos onde diversos tópicos importantes foram abordados.
A reunião contou com a participação dos gestores das Polícias Científicas dos estados do SulMaSSP, incluindo: Dr. José de Anchieta Souza Silva – Coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul; Dr. Nelson Fermino Junio – Coordenador-Geral de Perícias Adjunto de Mato Grosso do Sul; Dr. Claudinei Salomão – Superintendente da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; Dra. Andressa Boer Fronza – Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina; Dr. Luiz Rodrigo Grochocki – Diretor-Geral da Polícia Científica do Paraná ; Dra. Marguet Inês Hoffmann Mittmann – Diretora do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e demais representantes das comitivas.
Para o Coordenador-Geral de Perícias, Dr Anchieta: “o encontro realizado hoje, nos permitiu discutir estratégias e soluções conjuntas, enquanto o SulMaSSP nos conecta com outros estados que enfrentam desafios similares. Juntos, estamos fortalecendo nossa capacidade de resposta e melhorando a segurança para sociedade”, finaliza.
Sobre o SULMaSSP
É um bloco que congrega os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo – por meio das respectivas Secretarias de Segurança Pública e, que realiza em Campo Grande –MS, nos dias 28 e 29 de setembro de 2023, o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública, sendo o 1º a ser realizado em Mato Grosso do Sul.
O bloco, criado em março de 2023, atua de forma coordenada, para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços e nas divisas estaduais na área do bloco, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência, com reflexos na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social.
As ações são executadas por meio de suas Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle.
Maria Ester Jardim Rossoni – Assessoria Polícia Científica