Na terça-feira (2), o coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, José de Anchieta Souza Silva, participou da reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), onde foi apresentado o projeto “Rede Perícia”. O evento ocorreu durante a LAAD Security & Defense 2024, uma feira que reúne especialistas em segurança e defesa da América Latina, sediada em São Paulo (SP).
O projeto “Rede Perícia” foi o foco da apresentação, sendo uma iniciativa voltada para a implementação de uma rede de cooperação e integração entre os órgãos de perícia técnico-científica de todo o Brasil. Busca-se com ele otimizar e racionalizar recursos, ampliar a capacidade e a qualidade das respostas periciais, além de uniformizar e aumentar a disseminação das Ciências Forenses.
Dentre as diversas justificativas para a implementação do projeto, destacam-se a redução de mortes violentas intencionais, o combate à violência contra a mulher, a busca por pessoas desaparecidas, a melhoria na qualidade das provas, a gestão e governança eficientes, a garantia da cadeia de custódia de vestígios criminais, além do fortalecimento dos bancos de dados periciais, e o estímulo ao ensino, pesquisa e inovação na área.
Este projeto é resultado de uma parceria entre o CONDPC, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (DITEC/PF) e a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), contando ainda com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. A iniciativa visa aprimorar o trabalho pericial em todo o país, contribuindo para uma atuação mais eficaz na elucidação de crimes e na promoção da justiça.