Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) foi palco da posse do novo coordenador-geral de perícias, José de Anchieta Souza Silva. O evento foi realizado em conjunto com a posse do novo presidente do Conselho Superior da Polícia Civil, o delegado Roberto Gurgel de Oliveira Filho, e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, representantes do poder público e da sociedade civil, além de amigos e familiares dos empossados.
A solenidade foi marcada por discursos que destacaram a importância da nomeação dos novos coordenador-geral de perícias e presidente do Conselho Superior da Polícia Civil para o fortalecimento da segurança pública no estado.
Durante sua fala, o secretário Antônio Carlos Videira ressaltou o progresso ocorrido na instituição nos últimos anos e enfatizou a necessidade da união dos órgãos de segurança pública e do trabalho em equipe, desejando uma excelente gestão ao novo coordenador: “tenho certeza que você manterá o nível de excelência que a Polícia Científica alcançou nestes últimos tempos “, declarou.
Conforme destacado pelo governador Eduardo Riedel durante a posse do novo coordenador-geral de perícias, José de Anchieta Souza Silva, “você vai conduzir a partir de agora este legado que a Glória construiu a frente da Coordenadoria-Geral de Perícias”, ressaltando sua confiança no trabalho do novo coordenador e reforçando a importância do legado deixado pela ex-coordenadora, perita criminal Glória Setsuko Suzuki, atual superintendente de planejamento, projetos e ações integradas das políticas de segurança pública.
Durante a posse do novo coordenador-geral de perícias, José de Anchieta Souza Silva, o mesmo agradeceu a confiança depositada em seu trabalho e assumiu o compromisso de conduzir a instituição a novos patamares. “Assumo, diante de Deus e dos amigos, o compromisso de carregar o bastão que me é passado pelos meus antecessores, com a missão de conduzir a instituição à patamares cada vez mais altos”, afirmou o novo coordenador.
Ao final da solenidade, os presentes puderam cumprimentar os empossados e desejar sucesso em suas novas funções. A posse do novo coordenador-geral de perícias e do novo presidente do Conselho Superior da Polícia Civil representa um importante marco para a segurança pública do estado, e reforça o compromisso das autoridades com a promoção da justiça e da ordem.
Governador de Mato Grosso do Sul anuncia investimento em capital humano
Na cerimônia de posse do novo coordenador-geral de perícias, o governador Eduardo Riedel anunciou que em breve dará posse aos 34 agentes de polícia científica, 53 peritos criminais, 47 peritos papiloscopistas e 69 escrivães de polícia, que acabaram de concluir a formação e aguardam para serem lotados e iniciarem suas atividades em prol da segurança pública de Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa faz parte do processo de reforço na segurança pública do estado e completará os primeiros 100 dias de governo de Riedel.
Currículo do novo Coordenador-Geral de Perícias
José de Anchiêta Souza Silva é perito oficial forense na função de perito criminal de classe especial, com mais de 20 anos de carreira na Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul e sólida formação acadêmica em Química e Engenharia Química. Nascido em João Pessoa, Paraíba, em 1969, possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba e é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Gestão em Segurança Pública e, em 2002, finalizou o Mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase em análise de traços e química ambiental.
Ao longo de sua carreira, Anchiêta adquiriu grande experiência, atuando no Núcleo de Perícias Externas entre os anos de 2002 e 2012, quando foi convidado para exercer o cargo de diretor no Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul. Em 2016, foi indicado como Coordenador-Geral Adjunto de Perícias, contribuindo para o desenvolvimento da instituição até os dias atuais. Durante seu mandato, trabalhou para fortalecer as equipes da polícia científica, garantindo a evolução e qualidade dos serviços prestados à população.