Publicado em 22 dez 2025 • por Maria Ester Jardim Rossoni •
Medida organiza fluxos entre Polícia Científica, Polícia Civil e Detran-MS para dar mais celeridade às perícias e investigações
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul integrou, na manhã desta segunda-feira (22), a assinatura de uma portaria conjunta com a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul que estabelece diretrizes para a atuação integrada no enfrentamento ao crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, no âmbito da Capital.
O ato foi assinado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio; pelo coordenador-geral de Perícias adjunto, Nelson Fermino Junior, no ato representando o coordenador-Geral Jose de Anchiêta Souza Silva; e pelo diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior. A portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Conforme o texto normativo, os veículos com indícios de adulteração apreendidos em Campo Grande passam a ser encaminhados às dependências do Detran-MS, onde permanecem sob custódia. A apuração criminal caberá à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Relacionados à Atividade Executiva de Trânsito, enquanto a Polícia Científica atuará na realização das perícias veiculares.
A portaria também define as atribuições de cada instituição, prevendo apoio logístico e estrutural do Detran-MS, fornecimento de recursos humanos pela Polícia Civil para atividades administrativas e, pela Polícia Científica, o fornecimento de recursos humanos necessários à realização das perícias veiculares e à elaboração dos laudos periciais.
Fotos: ASSERICOM- PCMS








