A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe do Núcleo Regional de Criminalística (NRC) da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Aquidauana (URPI-AQ), esteve presente no evento Pantanal Tech, realizado no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana nos dias 28 e 29 de junho.
O evento, resultado de uma parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado de MS, foi organizado por entidades importantes, como a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fundação MS e Embrapa Pantanal, e contou com o apoio dos cursos de Graduação e Pós-graduação da UEMS, como Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Durante o evento, a Polícia Científica apresentou seus equipamentos utilizados em locais de crime e compartilhou informações sobre perícias ambientais. O stand foi cedido pelo Laboratório de Propriedades e Identificação de Madeira (Lapim), parceiro da instituição, que já ministrou instruções sobre identificação de madeira aos peritos criminais e estendeu o convite para a participação no evento, proporcionando uma vitrine tecnológica para a exposição.
O Pantanal Tech MS visou promover a interação entre diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal, destacando tecnologias e inovações em uma agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.
Este evento inovador reforçou a importância das parcerias entre instituições de ensino e órgãos governamentais, promovendo o avanço científico e tecnológico em prol da conservação e desenvolvimento do Pantanal sul-mato-grossense.