A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul teve sua representação na IV Edição do Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que ocorreu de 23 a 26 de agosto, na cidade de Feira de Santana, Bahia. A participação contou com a presença da perita criminal Karina Rébulla Laitart, chefe do Núcleo de Perícias Externas (NPE), e do perito criminal André Luis dos Santos, lotado no Núcleo de Engenharia Legal (NEL).
O congresso teve como principal objetivo capacitar as forças de Segurança Pública e Defesa Social para lidar com situações que envolvem múltiplas vítimas, com foco em desastres relacionados a inundações, barragens e produtos perigosos. Durante o evento, um simulado envolvendo cerca de 400 pessoas foi realizado, aprimorando técnicas de resgate, prevenção e coordenação em cenários desafiadores, inclusive com a aplicação de protocolos da Interpol.
Em cenários semelhantes, o trabalho da Polícia Científica engloba a implementação de um Protocolo de Identificação de Vítimas de Desastres, que se desdobra em quatro fases distintas. Inicialmente, a primeira fase abarca a perícia no local e a busca e remoção dos corpos. A segunda fase é supervisionada pelo Instituto Médico Legal, enquanto a terceira etapa compreende a coleta de informações antemortem junto aos familiares. Por fim, a quarta etapa envolve a confrontação dos dados fornecidos pelas famílias com as constatações médico-legais, visando à identificação das vítimas.
Vale destacar que a atuação da Polícia Científica ocorre somente após as equipes de resgate concluírem suas atividades, viabilizando a coleta dos vestígios necessários.