Na última sexta-feira (4), a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) e da Urpi-TL (Unidade Regional de Perícia e Identificação de Três Lagoas), esteve presente no II Simpósio de Engenharia Química das AEMSA (Faculdades Integradas de Três Lagoas). Durante o evento, foi ministrada uma palestra com o tema “Perícia Criminal e Química Forense”, onde práticas relacionadas aos exames periciais foram demonstradas.
O simpósio contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Engenharia Química, Farmácia e Biomedicina. Representando a PCiMS, estiveram a perita criminal Ana Maria Braga de Souza, do IALF de Campo Grande; os peritos criminais Gabriel Ripamonte e Pâmela Rodrigues, da Urpi-TL; e a agente de polícia científica Taís Carvalho.
Polícia Científica nas escolas e universidades
A PCiMS tem intensificado sua presença em escolas e universidades, promovendo ações educativas com o objetivo de se aproximar da sociedade. Por meio de palestras, feiras e outros eventos a instituição busca conscientizar a população sobre o trabalho científico realizado pela instituição. Essas iniciativas reforçam a importância da ciência na busca por justiça e promovem uma cultura de prevenção e colaboração, fortalecendo o vínculo entre a sociedade e as autoridades para melhorar a segurança pública.