A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCIMS) participou, nos dias 13 e 14 de novembro, do 1º Simpósio de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) em parceria com o Consulado Americano de São Paulo. O evento ocorreu no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, reunindo representantes do sistema de Justiça, segurança pública e organizações da sociedade civil.
A programação contou com especialistas nacionais e internacionais que discutiram vulnerabilidade das vítimas, análise de rastros digitais, dinâmica das fronteiras, rota bioceânica, violência de gênero, atuação de organizações sociais e os desafios para responsabilização dos envolvidos. O simpósio integrou painéis, palestras e análises de casos, promovendo a articulação entre diferentes instituições de prevenção e enfrentamento ao tráfico humano.
A PCIMS foi representada pelos peritos criminais Josy Karla de Morais Gomes, Amanda Nina Sargi do Nascimento, Luciana de Jesus Ferreira Vieira, Regina Célia Lima Dias, Maria das Graças Mujol da Silva e Jefferson Lucena, e pelas peritas papiloscopistas Ana Raquel Chaia, Mara Melgarejo, Cynthia Priscila Canton Dias, Silvia Madeline e Janice Rezende que acompanharam as discussões técnicas ao longo dos dois dias de atividades.

Peritas papiloscopistas do Instituto de Idenficação
A presença da Polícia Científica no simpósio evidencia o compromisso permanente com a qualificação profissional e com a produção de conhecimento técnico-científico aplicado à proteção de vítimas e ao enfrentamento desse tipo de crime em Mato Grosso do Sul.
