Iniciativa visa consolidar metas estratégicas e aprimorar a governança da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participou, na sexta-feira (17), da reunião de apresentação dos resultados iniciais da mentoria de planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), realizada em Campo Grande. O encontro marcou a segunda semana presencial do processo de mentoria conduzido pela OSCAR 1, empresa especializada em gestão e governança institucional.
Representando a Polícia Científica, estiveram presentes o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, e o assessor especializado e ponto focal da mentoria, perito criminal Marcos Antônio Leite das Virgens. A iniciativa tem como foco o planejamento estratégico e organizacional da Sejusp, além do aprimoramento da governança do Plano Estadual de Segurança Pública.
Segundo o general de brigada Valério Luiz Lange, que coordena a equipe de mentoria, o trabalho avança em etapas fundamentais para a consolidação de resultados.
“Nesta segunda semana presencial, chegamos à fase de identidade estratégica e formulação de objetivos, além da etapa relativa à governança do plano. É o momento em que a Sejusp dialoga com suas instituições vinculadas para definir os objetivos a serem implementados em um futuro próximo”, explicou.
O coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, destacou a importância da integração da Polícia Científica no processo de planejamento.
“A participação da PCiMS nesse projeto permite alinhar metas, indicadores e práticas de gestão com as diretrizes da Sejusp, fortalecendo a governança e a entrega de resultados mais eficientes à sociedade sul-mato-grossense”, afirmou.
Durante a reunião, o general de exército Gerson Menandro Garcia de Freitas ressaltou o papel estratégico da metodologia adotada.
“A proposta é termos um planejamento estratégico confiável, realista e baseado em fatos e dados concretos. Assim, poderemos aprimorar ainda mais as entregas que a Sejusp já realiza com alto nível de qualidade”, pontuou.
O secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, enfatizou que planejar é compreender o presente e preparar o futuro da segurança pública do Estado, considerando o crescimento e as transformações sociais de Mato Grosso do Sul.
Encerrando a reunião, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu o empenho das equipes e o trabalho dos mentores da OSCAR 1.
“As boas ideias surgem nesses momentos de imersão — e é exatamente isso que buscamos. Fico satisfeito em ver o comprometimento e o nível de excelência com que está sendo conduzido o futuro da Segurança Pública e da Justiça, e, principalmente, o futuro do nosso Estado”, afirmou.
Com o encerramento desta etapa, os trabalhos da OSCAR 1 e da Sejusp seguem para uma nova fase em novembro, com foco na consolidação do planejamento, definição de metas e detalhamento das ações estratégicas, envolvendo todas as instituições vinculadas, entre elas a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul.
Com informações da Sejusp-MS | Texto adaptado pela Assessoria de Comunicação da Polícia Científica de MS