A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participou, no último fim de semana (dias 5 e 6 de abril), da sexta edição do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, realizado na aldeia Porto Lindo, em Japorã. A iniciativa é promovida pelas secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) e de Cidadania (SEC) com a participação de diversas instituições, com foco na inclusão social e no fortalecimento do acesso a serviços essenciais para os povos originários.
Durante o mutirão, a instituição esteve presente por meio do Instituto de Identificação, com equipe de peritos papiloscopistas responsáveis pela confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação contou também com a presença do diretor do Instituto de Identificação, Daniel Freitas, que acompanhou os atendimentos e reforçou o compromisso da Polícia Científica com o acesso democrático à documentação civil.
“Para garantir o atendimento à demanda da comunidade, uma equipe do Instituto de Identificação permanece na cidade nesta segunda-feira (7) e também na terça (8), realizando os atendimentos no Posto de Identificação de Japorã”, destacou o diretor.
A equipe de saúde também contou com a atuação do perito médico-legista Leonardo Pereira Alves, que realizou atendimentos médicos à população indígena, contribuindo com a promoção do cuidado e da dignidade humana.
O programa MS em Ação já ultrapassou a marca de 30 mil atendimentos a indígenas em diferentes regiões do estado, consolidando-se como uma das principais frentes de atuação integrada do Governo de Mato Grosso do Sul junto às comunidades indígenas.