A Polícia Científica está presente na segunda edição do Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial, que oferece serviços de cidadania às comunidades ribeirinhas do Tramo Sul do Rio Paraguai. Essa iniciativa, apoiada por diversas instituições, visa atender a demanda reprimida de serviços essenciais, promovendo a inclusão social dessas comunidades. Durante o mutirão, os servidores da Polícia Científica estarão presentes para realizar a emissão do documento de identidade, um requisito fundamental para o acesso a uma variedade de serviços.
O projeto que foi iniciado na segunda-feira (15) está em andamento, com atendimentos nas localidades de Porto Esperança, Forte Coimbra, Porto Morrinho, Porto da Manga e Porto Formigueiro até o dia 20 de maio. As equipes estão empenhadas para ofertar assistência jurídica e uma série de serviços como a expedição do RG às comunidades ribeirinhas.
A equipes que estão trabalhando juntamente com o Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial estão sendo transportadas por um navio da Marinha, percorrendo o Rio Paraguai para atender às comunidades mencionadas. Essa ação conjunta entre o poder público, as universidades, a Marinha e outras entidades demonstra a importância das parcerias para superar desafios e atender às demandas das comunidades mais remotas.
A iniciativa tem o apoio e participação do Tribunal de Justiça (TJMS), da Prefeitura Municipal de Corumbá (CRAS, Povo das Águas), da Marinha, Universidade Federal de MS (UFMS), INSS, Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Federal/Advocacia-Geral da União (PF/AGU/MS), Procuradoria da União/Advocacia-Geral da União (PU/AGU-MS), Defensoria Pública da União (DPU/MS), Defensoria Pública de MS (DPE/MS), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP), Polícia Militar Ambiental (PMMS), Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Mato Grosso do Sul (Arpen/MS), Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MS), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) e Receita Federal.
Na solenidade de abertura, realizada no cais do porto do Comando do 6° Distrito Naval de Ladário, estiveram presentes, dentre diversas autoridades civis e militares, vice-presidente do TRF3, desembargador federal Antonio Cedenho, Juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira (TJMS) , o vice-presidente do TRF3, desembargador federal Antonio Cedenho , a juíza federal em auxílio à Presidência do TRF3 Marisa Cucio, a diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli Leite, prefeito de Corumbá Marcelo Aguilar Iunes, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o coordenador-geral de Perícias José de Anchieta Souza Silva, o diretor do Instituto de Identificação da Coordenadoria-Geral de Perícias, Márcio Cristiano Paroba e a coordenadora-regional Glauce Santos de Mello.
Fotos: Acom/TRF3
Com informações do TRF 3ª Região