A Polícia Científica foi um dos grandes destaques da XXVII Jornada Acadêmica de Farmácia – FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição) – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizada na sexta-feira (14). Com a organização da Comissão do curso de Farmácia da UFMS, os peritos oficiais forenses do IALF – Instituto de Análises Laboratoriais Forenses e do IC – Instituto de Criminalística foram convidados a ministrar um minicurso sobre a multifuncionalidade dos farmacêuticos na Perícia Criminal.
No período matutino, os participantes tiveram uma explanação teórica sobre a Perícia Oficial Forense, sua área de atuação e as áreas em que o farmacêutico pode atuar. Além disso, foram apresentadas algumas outras áreas que compõem a Polícia Científica.
Já no período vespertino, os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas do dia-a-dia da rotina pericial, tanto de perícias externas quanto de perícias em laboratório e outros setores. Entre as atividades, houve uma simulação de local de crime para que os participantes compreendessem a relação dos vestígios de uma cena de crime e as atividades periciais internas.
Beatriz Mayumi, acadêmica do curso de Farmácia, compartilhou durante o minicurso que sempre gostou de séries policiais e decidiu entrar no curso de farmácia quando soube que poderia fazer concurso para Polícia Científica por meio dele. “Achei muito interessante. Agora tenho certeza do que eu quero fazer”, concluiu Mayumi.
O evento contou com a participação dos peritos criminais da Polícia Científica, incluindo membros do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF). Entre os representantes do IC, estiveram presentes peritos do Núcleo de Externa, do Núcleo de Balística e do Núcleo de Documentoscopia, como Kalyne Miazato, Karina Rébulla Laitart, Amaury Azevedo Luz, Alceu de Souza Britto dos Santos, Chalana Oliveira Rocha Carneiro, Mariane Moraes e Alberto Grangeiro da Costa Júnior. Já o IALF foi representado por Claudio Miguita, Tayana Serpa Ortiz Tanaka, Evandro Rodrigo Pedão, Fernanda Roese Guerbas e Yuri Maluf Hokama, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre as divisões de Química e Toxicologia e a divisão de Biologia e Bioquímica.