Nesta quarta-feira (17), a sede do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica foi palco para uma reunião estratégica importante entre membros do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), onde diversos temas foram discutidos, incluindo o planejamento de ações para o Maio Amarelo, mês voltado à conscientização sobre segurança viária.
A abertura da reunião foi conduzida pelo diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes dos Reis, que expressou sua gratidão pela presença dos membros, destacando a importância da colaboração entre as instituições. “Recepcioná-los hoje em nossa casa é uma honra, pois para a Polícia Científica, participar das discussões trazidas por este grupo e contribuir para resultados que visam um trânsito mais seguro para a sociedade é motivo de grande satisfação”, afirmou Reis
Para o coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica, José de Anchieta Souza Silva, “participar de ações como esta é fundamental para a Polícia Científica, pois nos permite contribuir diretamente para a segurança viária, aplicando nossa expertise técnica na análise das causas e consequências dos acidentes de trânsito.”
Maio Amarelo:
O Maio Amarelo é um movimento que busca despertar a consciência coletiva sobre a epidemia de acidentes de trânsito. Inspirado em iniciativas de sucesso, como os laços em apoio ao combate ao câncer e ao HIV, o laço amarelo simboliza a necessidade premente de encararmos a segurança viária como uma prioridade de saúde pública. Cada cidadão, empresa ou entidade pode adotar o Maio Amarelo como um compromisso contínuo pela preservação da vida nas nossas ruas e estradas.
O Papel Fundamental do GGIT:
Criando em Campo Grande, pelo Decreto n. 11.370, de 17 de novembro de 2010, o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) é mais do que um órgão consultivo; é o ponto de convergência para a harmonização do sistema de trânsito na capital. Seu papel estratégico inclui a coordenação entre diversos órgãos e entidades, com foco na prevenção, educação e controle do trânsito na cidade. Integrar o GGIT significa participar ativamente na construção de um ambiente viário mais seguro e eficiente para todos os cidadãos.
Integram o GGIT a Agetran, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Detran, Sest/Senat, Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesde), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe), Instituto de Criminalística (Polícia Científica), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Santa Casa, Fenabrave/Sincovems.
E, ainda, o SAMU, Assetur, Conselho Comunitário de Segurança no Trânsito/MS, Rotary, Conselho Regional de Psicologia (CRP), UFMS, Agesul,Grande Oriente do Brasil (GOB), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Ministério Público Estadual, OAB/MS, Secretaria de Estado de Educação (SED), Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Mato Grosso do Sul (Agepan).
Faz parte também a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE), Conselho Comunitário de Segurança do Centro, Liga do Trauma e Emergências Médicas/UFMS, Secretaria Municipal de Educação (Semed), DNIT, Sindicato dos Centros de Formações dos Condutores (CFCS/MS), Sintáxi, Sindicato dos Mototaxistas, Ministério da Saúde, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ESG Adesg, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) e o Comando do Policiamento Metropolitano (COM) .