A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participou da XXXVI Semana da Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com uma palestra voltada à importância da Química nas Ciências Forenses. Realizada ontem (4), a apresentação foi realizada pelos peritos criminais Amanda Nina Sargi do Nascimento, Ana Maria Braga de Souza e Evandro Rodrigo Pedão, chefe da DQT (Divisão de Química e Toxicologia) do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), e contou com a participação de cerca de 30 acadêmicos do curso de Química.
Durante a palestra, os peritos criminais compartilharam como a Química Forense contribui para a investigação criminal, explorando o uso de análises químicas para identificar drogas, pesticidas e outras substâncias em cenas de crimes. Além disso, destacaram a aplicação de métodos químicos para examinar evidências biológicas, como amostras de sangue e fibras, e sua importância na identificação de vítimas e suspeitos.
Durante a palestra também foi ressaltada a complexidade e a precisão exigidas nas análises toxicológicas, ambientais e no exame de resíduos de acelerantes e de explosivos, abordando como essas técnicas permitem rastrear a origem de substâncias e esclarecer eventos criminais.
A participação da Polícia Científica no evento demonstra o compromisso com a inovação e o desenvolvimento científico, fundamentais para aprimorar a prática forense e fortalecer a segurança pública.