A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados (URPI-DD), participou do “I Ciclo de Palestras em Ciências Forenses”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento ocorreu entre os dias 15 e 23 de maio de 2024, na Unidade Universitária da UEMS em Dourados, e abordou uma ampla gama de temas relevantes às ciências forenses.
Para a Perita Criminal Daiane de Lima Alves Menezes, “a participação da Polícia Científica de Dourados-MS no I° Ciclo de Palestras em Ciências Forenses realizado na UEMS foi fundamental para que os graduandos e pós-graduandos pudessem considerar a Perícia Criminal como uma possível área de atuação em suas carreiras. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o trabalho desenvolvido pela Perícia, compreendendo as ações realizadas pelos peritos em um local de crime. Isso ajuda a sociedade a entender a importância do tempo na realização de exames no local e a necessidade de preservar a cena do crime para a solução eficaz dos casos. Todos os presentes ficaram encantados com a profissão, que é um sonho a ser realizado para muitos.”
Durante o evento, foram abordados temas que vão desde a introdução e metodologias básicas da criminalística até aspectos mais especializados, como toxicologia e química forense. Também foram discutidas técnicas de análise de cadáveres e restos humanos, aplicações práticas em locais de crime e as especificidades da perícia em crimes ambientais.
Participaram do evento, representando a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, as peritas criminais Belisa Martins Mathias Lunas, Diana Figueiredo de Santana Aquino, Daiane de Lima Alves Menezes, Rayana Garcia de Amorim, Rafaela Barbosa e o perito médico-legista Guido Vieira Gomes.