A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados (URPI-DD) está desempenhando um papel importante no “I Ciclo de Palestras em Ciências Forenses”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Este evento interdisciplinar está ocorrendo na Unidade Universitária da UEMS em Dourados, entre os dias 15 e 23 de maio de 2024, abrangendo uma ampla gama de temas relevantes às ciências forenses.
Conforme destaca Claudia Cardoso, articuladora do evento “os peritos criminais participam das investigações das ocorrências criminais e utilizam os seus conhecimentos científicos para a produção de provas dos atos delituosos. Coletam nos locais de crimes vestígios que poderão ser analisados em laboratórios ou confrontados com outros vestígios. Estes podem ser de natureza biológica, física ou química”.
Guido Vieira Gomes, perito médico-legista e chefe do Núcleo Regional de Medicina Legal (NRML) da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Dourados, abriu o “I Ciclo de Palestras em Ciências Forenses” com uma introdução às ciências forenses e à criminalística. Guido, que também é discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), enfatizou a colaboração essencial de profissionais de diversas áreas como medicina, química, física, engenharias entre outras nas investigações criminais. Ele especificou ainda as responsabilidades do perito médico-legista: “fazemos a perícia em pessoas vivas e mortas associado principalmente às questões criminais, como as vítimas de lesão corporal, homicídios, suicídios. Todas essas investigações na área criminal, especificamente nas questões do corpo é feito pelo perito médico-legista. ”
No evento está sendo abordada desde a introdução e metodologias básicas da criminalística até aspectos mais especializados como toxicologia e química forense. Também estão sendo discutidas técnicas de análise de cadáveres e restos humanos, aplicações práticas em locais de crime, e as especificidades da perícia em crimes ambientais.
Além do perito médico-legista Guido Vieira Gomes, participam do evento como representantes da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, as peritas criminais Belisa Martins Mathias Lunas, Diana Figueiredo de Santana Aquino, Daiane de Lima Alves Menezes, Rayana Garcia de Amorim e Rafaela Barbosa.
Maria Ester Jardim Rossoni – Assessoria Polícia Científica
Vídeo: Acadêmicas de Ciências Biológicas Lorrany Macena de Souza e Lucia de Castro Silva