(Campo Grande – MS) – A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul está participando da 1ª edição do Pop Rua Jud Pantanal, um mutirão de atendimento especial para pessoas em situação de rua em Campo Grande. A ação, promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pela Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul, oferece diversos serviços importantes para a população em situação de vulnerabilidade, incluindo saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas e profissionais.
A ação iniciou no dia 6 e vai até o dia 8 de março, onde população em situação de rua de Campo Grande receberá serviços de saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas e profissionais. O atendimento está disponibilizado na própria UAIFA, localizada na Rua Jornalista Marcos Fernandes, s/nº, Jardim Veraneio, no Parque dos Poderes, das 9 às 17h.
Dentre os serviços oferecidos pelo projeto, destaca-se a emissão do RG, documento de identidade expedido pela Polícia Científica. Esse documento é essencial para que as pessoas em situação de rua possam ter acesso a diversos serviços básicos, como saúde, educação e assistência social. Além disso, o RG também é fundamental para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas exigem esse documento como parte do processo de contratação.
A Polícia Científica tem um papel fundamental na emissão do RG, pois é responsável por realizar a identificação civil das pessoas. Esse processo envolve a coleta de dados biométricos, como impressões digitais e fotografias, que são armazenados em um banco de dados. Dessa forma, é possível garantir a segurança e a autenticidade do documento.
O projeto “Pop Rua Jud” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.
Além dos serviços administrativos, são disponibilizados cursos profissionalizantes, alimentação, assistência e orientações psicológicas aos cidadãos.