A perita médica legista Raquel Martos Battaglin, foi uma das palestrantes do II Simpósio Jurídico – Desafios do Estado Pós-Moderno: Equidade Racial e da Mulher, realizado esta semana, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Silva Neto.
Com o objetivo analisar o papel das instituições jurídicas, disseminar tendências na área jurídica e social, oferecer oportunidades de networking e promover discussões que impactam a sociedade, o evento realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, reuniu autoridades representantes dos três Poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), renomados profissionais do Direito, personalidades públicas e especialistas da temática do evento.
Em sua palestra, a médica legista destacou a relevância do atendimento às vítimas de violência doméstica, de gênero e sexual, bem como a importância da visão feminina dentro das instituições de segurança pública. “Há necessidade de mais mulheres trabalhando para atender essas vítimas que buscam ajuda policial”, lembrou.
Raquel detalhou aos participantes do Simpósio, o processo de atendimento às mulheres em situação de violência, na segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Após a requisição da autoridade policial [delegado], uma equipe médica atua, realizando uma anamnese detalhada da paciente e coletando vestígios para a elaboração do laudo pericial, de forma a materializar a violência sofrida, proporcionando provas processuais essenciais”, explicou.
O II Simpósio Jurífico – Desafios do Estado Pós-Moderno: Equidade Racial e da Mulher, contou com três dias de imersão profissional, com palestras, mesas-redondas, debates interativos e workshops práticos.
Além da períta médica-legista Raquel Battaglin, estiveram entre os convidados do evento os ministros do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia e André Mendonça e os ministros do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Martins e Benedito Gonçalves, o ministro dos Esportes, André Fufuca, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça Marcello Terto e Silva e Marcos Vinícius, o ex-Procurador Geral da República, Augusto Aras, juízes, promotores, senadores, deputados, etc.
Maria Ester Jardim Rossoni – Assessoria Polícia Científica