Representando a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, a perita criminal Thayla Caroline de Arruda Venancio participa do Seminário “Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro”, promovido pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), que ocorre entre os dias 17 e 20 em Brasília . O evento reúne 42 mulheres selecionadas para representar todas as forças de segurança do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) de todas as unidades da federação, com o objetivo de discutir estratégias para a construção de um país mais seguro e justo.
Entre as representantes de MS, além de Thayla Venancio, está a tenente-coronel, da Polícia Militar, Sandra Regina dos Santos, coordenadora de Controle, Manutenção e Abastecimento de Frotas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
O seminário contou com a participação de importantes autoridades, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.
Um dos momentos de destaque foi a aula magna ministrada por Cármen Lúcia, com o tema “O papel da mulher na construção de um Brasil mais seguro”, onde ela ressaltou a importância da inclusão feminina nos espaços de decisão, especialmente no setor de segurança pública.
Thayla Caroline de Arruda Venancio salientou a relevância do encontro para fortalecer o protagonismo feminino nas instituições de segurança.
“Neste seminário estamos tendo a oportunidade de aprender sobre liderança e gestão de pessoas com grandes profissionais das mais diversas áreas e mulheres de trajetórias inspiradoras, muitas delas pioneiras no cargo em que ocupam, nos mostrando que todas nós não só temos a capacidade como devemos ocupar os cargos de liderança dentro de nossas instituições, bem como inspirar e oportunizar para que outras mulheres também ascendam na carreira”, enfatizou a perita criminal.
O evento reforça o papel das mulheres como agentes de transformação no país e destaca o comprometimento das lideranças em desenvolver políticas públicas que promovam a igualdade e a justiça no setor de segurança.
Carreira de destaque
Perita Criminal da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, Thayla Caroline de Arruda Venancio possui 13 anos de experiência na atuação em locais de crime. É bióloga e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Entre 2015 e 2016, atuou na FNSP (Força Nacional de Segurança Pública). Ao longo de sua trajetória, esteve nas Unidades Regionais de Perícia e Identificação de Coxim e Amambai, sendo nesta última coordenadora-regional de perícias durante a implantação da unidade. Atualmente, exerce o cargo de chefe do NPE (Núcleo de Perícias Externas) do IC (Instituto de Criminalística).