In Memorian – Perita Oficial Criminal Ceres Ione de Oliveira Maksoud

No mês das mulheres não poderíamos deixar de homenagear (in memorian) a Perita Oficial Criminal Ceres Ione de Oliveira Maksoud, formada em farmácia e bioquímica, foi um ícone extremamente importante na história da Perícia Oficial de Mato Grosso do Sul, sendo inclusive a primeira a exercer o posto de Coordenadora Geral de Perícias, aposentou-se em 2011 e faleceu em primeiro de Julho de 2019.
O vídeo acima (vale muito a pena assistir), descreve nas palavras de sua filha, Nabiha de Oliveira Maksoud – advogada e professora, a importância da matriarca na vida de toda a família e em especial a influência às mulheres filhas e netas de Ceres com seu caráter, honestidade e competência.
A Perita Criminal , enquanto Coordenadora de Perícias, gestora maior da Perícia Forense, contagiou muitas mulheres com seu posicionamento, empoderamento e trajetória, a ex Agente de Polícia Científica, Priscila Morgado Sanches Pinho, atualmente Delegada de Polícia no Pará conta emocionada: “Entre tantas conversas, risadas e puxões de orelha, um momento vivido com a Dra. Ceres marcou profundamente a minha alma e moldou meus objetivos profissionais. Em uma manhã, ela me convidou a conversar sobre um jantar realizado na noite anterior pelo secretário de segurança pública, com a presença dos chefes das instituições que compunham a pasta da segurança pública no estado. Ela, muito entusiasmada, me contou detalhes da noite, ressaltando ser a única mulher presente que representava uma instituição, as demais eram esposas dos chefes. Ela realmente estava orgulhosa de si mesma, gargalhava e a alegria transbordava de seus olhos e boca. Era uma mulher totalmente realizada! Desde então a Dra. Ceres se tornou para mim um ícone de mulher de sucesso”.
A Perita Criminal Oficial Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva ao descrevê-la: “tentei encontrar palavras que pudessem ilustrar a amiga Ceres, uma colega exemplar, alegre, prestativa, proativa, que muito contribuiu para o meu amadurecimento e crescimento profissional, mas concluo que não há palavras que consigam demonstrar o quanto ela era especial.”
Ceres Ione de Oliveira Maksoud é referida sempre como uma pessoa alegre, determinada, ética, com posicionamento firme e história digna de nunca ser esquecida, uma líder que semeou espaço na Coordenadoria Geral de Perícias, construiu um legado e mais que isso: serve até hoje como modelo de representatividade feminina.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.