In Memorian – Agente de Polícia Científica Irene Aparecida Alves de Souza

Neste mês de março, dando continuidade ao #tbtdatrajetoria em homenagem às mulheres, trazemos a história da falecida em julho de 2019. Irene fez parte da primeira turma de APC’s de 1994. Por muitos anos na URPI de Paranaíba, Irene trabalhou no Núcleo Regional de Medicina Legal onde desempenhou com muita competência seu papel sendo lembrada pela Perita Médica Legista e Chefe do Núcleo Regional de Medicina Legal Renata Ribeiro Duarte Rodrigues : “(…) foi a primeira pessoa que me acolheu dando boas vindas ao novo ofício. Me ensinou muito…devo muita gratidão a Irene”.
A Chefe do Núcleo Regional de Criminalística da referida URPI, Perita Oficial Criminal Carolina Melissa Delong relembra: “Após muito tempo de dedicação ao IML de Paranaíba, a Irene passou a trabalhar no Núcleo Regional de Criminalística onde não tinha muita familiaridade com a rotina do núcleo, nem com os colegas. Em pouco tempo, conquistou a todos com sua impressionante dedicação e interesse em aprender os afazeres administrativos e externos, o que agregou a dinâmica da equipe. Irene era uma pessoa de generosidade ímpar, companheira e parceira com quem tivemos o privilégio de conviver e fazer parte de sua vida. “
Irene tinha uma boa relação com todos os servidores da segurança pública, em especial com os companheiros das Delegacias que acompanharam todo seu percurso profissional e mencionam seu percurso: “Conheci antes de trabalharmos juntas na Segurança Pública, a qual sempre a via na Igreja e já admirava muito sua fé, desde o ano de 2009 quando cheguei em Paranaíba. Como representante do Sindicato sempre tive contato com ela. Tive sempre a certeza de sua força com fé inabalável, uma super- mãe e uma excelente esposa. Lembro das nossas trocas de mensagens e conversas, mas infelizmente veio uma surpreendente doença e a levou, mas em todas as nossas conversas e na última visita tive a certeza que era uma mulher com uma fé incrível e sempre falava com firmeza em seu olhar e sua palavra “que estava nos braços do Pai” comenta Elizângela Cândida Marques Investigadora de Polícia da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba.
Entre seus pares, ficou uma história de dedicação e lição de vida , nas palavras de Marisa Ferreira Aquino, Agente de Polícia Científica , Irene foi “ fiel ao cumprimento do seu dever, pessoa de caráter, possuindo uma fé em Deus, até palpável, assim como, seu amor e a importância que detinha a sua família. Com muitos planos e muita luta pela vida mostrou-se guerreira contra o câncer. Deixa saudades e exemplo.”
“Irene Aparecida foi uma amiga e colega de trabalho que me se tornou querida em meu convívio. Gostava de plantas e sempre me marcou com seu amor por sua filha. APC de uma época que o termo usado não era esse, me contava sobre seus tempos de Academia da Polícia Civil e tinha muita fé. A sua fé foi inabalável, admirável e levo comigo isso até hoje. As pessoas passam por nossa vida e nos deixam algo. A Irene me deixou um aprendizado: ter fé. Se fosse para dizer algo para ela hoje diria: seu legado foi deixado e continuaremos aqui trabalhando em prol de servir e proteger” disse Verônica Meireles, Agente de Polícia Científica .
O Perito Oficial Médico Legista – Coordenador da Unidade Regional de Perícias e Identificação de Paranaíba – Pedro Eurico Salgueiro em suas palavras pontua : “agradeço a homenagem a nossa eterna amiga e servidora pública Irene pelos anos de serviço, pela dedicação, pelo acolhimento, pelas palavras de auxílio e carinho. Uma pessoa que merece sempre ser lembrada!”
Recebemos inúmeros depoimentos sobre a Agente de Polícia Científica Irene Aparecida de Souza a descrevendo como uma mulher dedicada à família, zelosa, comprometida, esforçada e determinada, que exerceu suas funções de forma impecável e que aguardava um descanso merecido durante sua aposentadoria. Com uma fé inabalável, Irene lutou contra uma doença que acabou interrompendo a continuidade de sua história, entretanto, deixou uma linda lição de vida, abnegação, luta e uma trajetória profissional digna.